BLOG INED

E de repente… já no 5.º ano? Saiba como escolher um colégio para o seu filho!

5. MAR. 2020

O 1.º ciclo a terminar, o seu filho a caminhar a passos largos para o 5.º ano, e você… ainda não conseguiu escolher um colégio para o matricular no próximo ano letivo? Está absorto em dúvidas em relação à oferta, mas com uma certeza em relação à procura: o seu filho deve continuar feliz e empenhado nos estudos? Então, a questão é onde e porquê! E nós podemos ajudar!

Antes de escolher um colégio para o seu filho, entenda que não existe uma escola ideal, mas existe – seguramente – a escola ideal para ele. Aquela que melhor se encaixa no perfil da criança e também nos valores adotados pela sua família. É uma questão de não poupar esforços nas suas pesquisas, porque tempo já vai conseguir poupar se ler este artigo e tomar nota das dicas para escolher um colégio para o seu filho de forma tranquila e segura.

Missão do colégio

Quando à partida todos os colégios privados lhe parecem iguais, à exceção do uniforme trajado pelos alunos, o melhor é mesmo começar por procurar pela missão de cada um deles. Isso porque a missão do colégio é o primeiro elemento distintivo já que define os valores e os propósitos no sistema de educação. O ideal é escolher um colégio particular cujos valores estejam alinhados com os valores da sua família e com a educação que deseja para o seu filho.

Corpo docente do colégio

Os professores são a base do sucesso de um colégio por isso é legitimo que procure por um colégio privado com um corpo docente capacitado e habilitado, de modo que o seu filho se mantenha motivado e empenhado em tirar os melhores resultados escolares possíveis. Mas será que todos os colégios têm um grupo de professores altamente qualificado? O melhor é mesmo pesquisar para obter uma resposta a essa pergunta! Pode começar, precisamente, pela missão do colégio, pois à partida os valores de cada instituição são levados em linha de conta na hora de recrutar os professores. Há, ainda, outra questão importante: a rotatividade. Embora não seja garante de qualidade, a verdade é que um colégio privado com um corpo docente estável, com pessoas que fazem parte da mesma equipa há anos, dá mais garantias de boas condições de trabalho.

O corpo docente que conduz o processo de ensino no nosso colégio particular no Porto, tem largos anos de experiência na promoção de medidas de caráter pedagógico que estimulam o desenvolvimento harmonioso da educação, quer nas atividades dentro da sala de aula, quer noutras atividades do INED. Além disso, rege-se por um conjunto de valores humanos – entre os quais se destaca o respeito – que permite gerar empatia, conduzindo a excelentes relações interpessoais entre alunos e professores.

Projeto educativo do colégio

O terceiro ponto a avaliar na hora de escolher um colégio particular para o seu filho, é o projeto educativo. Não pense que são todos iguais! Há alguma uniformização, com a mesma oferta do ensino público, mas a verdade é que os colégios particulares investem em projetos educativos de excelência. Isso significa que investem em docentes, ferramentas e ambientes que permitem oferecer aos alunos, uma formação escolar de topo, que vá além da Matemática e do Português, mas também uma formação socioemocional que permita que sejam bons estudantes e boas pessoas!
Por isso, antes de pagar a inscrição do seu filho, consulte o projeto educativo do colégio e analise a sua proposta, incluindo atividades extracurriculares e outros eventos.

O Projeto Educativo do Colégio INED privilegia a aprendizagem mediante um diálogo consistente e permanente entre cultura humanística e científica, acompanhando a par e passo as mudanças sociais e os desafios emergentes das novas gerações. Trata-se de um modelo educativo inovador e individualizado ao nível dos métodos de ensino, ofertas complementares e flexibilidade curricular.

Localização do colégio

É claro que a localização do colégio conta! À partida quanto mais próximo for da sua casa ou local de trabalho, melhor, mas que esse não seja o único critério de seleção no momento em que está a escolher um colégio para o seu filho! A maior parte das instituições de ensino particular, disponibiliza um serviço de transporte para agilizar e facilitar as deslocações.

Instalações do colégio

Não hesite em marcar uma visita para conhecer os colégios onde está a considerar matricular o seu filho. Não só as infraestruturas, mas também os alunos, professores e auxiliares de educação. Repare na atenção dada às crianças, na segurança, higiene, qualidade das refeições, espaço para a prática de desportos, oficina de artes, biblioteca, recreio, jardim, etc.

Referências de outros pais e alunos

Se nem a visita ao colégio privado ajudou na tomada de decisão, aceite uma última sugestão: procure referências junto de outros pais e encarregados de educação. Se conseguir chegar a pais e à alunos que já frequentam o colégio, e trocar umas palavras com eles, obtém uma série de informações válidas que o podem ajudar a decidir: da rotina no colégio à alimentação, passando pelo ambiente em sala de aula, uniforme, alimentação, professores, visitas de estudo, atividades extracurriculares, etc.
É verdade que a Internet lhe permite recolher muitas informações sobre diferentes colégios privados, mas o passa-a-palavra ainda é um grande aliado na promoção de um estabelecimento de ensino.

Da missão do colégio às referências de outros pais, passando pelo corpo docente, projeto educativo, localização e instalações… ficou com dicas suficientes para escolher o melhor colégio para o seu filho. Aquele onde ele se vai sentir feliz! Aquele de onde ele vai sair preparado para entrar na universidade e, mais tarde, para entrar para o mundo real do trabalho. Agende já a sua visita para conhecer o Colégio INED e confirme estas dicas.