Na passada sexta-feira, dia 24 de fevereiro, os alunos do 9.º ano do Colégio INED embarcaram uma viagem inesquecível ao submundo, através da dramatização da obra Auto da Barca do Inferno, da autoria daquele que é o pai do teatro português, Gil Vicente. A Companhia de Teatro – O Sonho deu vida aos personagens icónicos da peça, num espetáculo memorável que se desenrolou no Auditório Padre Heitor Vieira Pinto, em Perafita.
A expectativa pairava no ar enquanto os alunos se acomodavam nos seus lugares. Entretanto, as luzes apagaram-se, o palco iluminou-se e foi revelado o cenário. O Diabo, com os seus chifres e sorriso sinistro, e o Anjo, com a sua postura serena e angelical, davam início ao julgamento das almas que chegavam ao cais.
Ao longo da peça, foram desfilando as diversas personagens já conhecidas do público, desde o Fidalgo arrogante até ao sapateiro desonesto, cada um com os seus vícios e pecados. As atuações da companhia de teatro deram vida à sátira mordaz de Gil Vicente, expondo as hipocrisias e fraquezas da sociedade portuguesa do século XVI.
Os alunos ficaram fascinados perante a encenação dinâmica e divertida daquele que é um clássico da literatura portuguesa.