O que deseja pesquisar?

Digite no campo abaixo e clique "enter"

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BLOG INED

Máscara, gel desinfetante, distanciamento… Como preparar o seu filho para este regresso às aulas?

17. SET. 2020

De máscara no rosto, gel desinfetante na mochila, afastado dois metros dos colegas… Para o seu filho — e para tantos outros estudantes — será assim este regresso às aulas, e contra factos não há argumentos. E o facto é que a COVID-19 persiste e exige cuidados de saúde e higiene redobrados, muita precaução e bastante prevenção.

Uma das prioridades do Colégio INED é garantir que os seus alunos, professores e funcionários possam evoluir de forma segura desde o início do ano letivo. Nesta conformidade, e tendo em conta a evolução epidemiológica da COVID-19, todos os docentes e funcionários do Colégio realizaram testes serológicos de despiste à COVID-19. Na última segunda-feira, dia 14 de setembro, os nossos alunos também realizaram o despiste, sendo o custo do procedimento suportado inteiramente pela Administração do Colégio. Os testes foram realizados no Colégio por um laboratório credenciado e os resultados comunicados num período de 48 horas a cada Encarregado de Educação, respeitando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Em conformidade com a preocupação em controlar a segurança dentro do colégio, o INED ofereceu a cada elemento da comunidade educativa um conjunto de 3 máscaras de proteção individual de forma a que todos possamos estar mais protegidos face à possibilidade de contágio da COVID-19. Estas máscaras de proteção estão homologadas pelo CITEVE e são laváveis 25 vezes. 

O objetivo de todos os intervenientes na comunidade escolar é empreender esforços para garantir que esse o risco de contágio se mantenha baixo. Apelamos aos pais e encarregados de educação, que consciencializem os filhos para as regras de higiene, distanciamento social e etiqueta respiratória neste regresso às aulas. Regras sobre as quais falaremos já de seguida!

Percurso casa/escola

Em primeiro lugar lembre o seu filho de que a segurança deve começar logo no percurso para a escola. Se conta levá-lo e ir buscá-lo de transporte próprio, não tem tanto a temer, claro, mas caso o seu filho tenha de usar transportes públicos ou carrinha de transporte, há que alertá-lo para o uso obrigatório de máscara de proteção, distanciamento social de dois metros, sempre que possível, e desinfeção das mãos à entrada e saída do meio de transporte. Se o seu filho for a pé, explique-lhe também que deve evitar zonas com concentrações de pessoas neste regresso às aulas… e durante todo o ano letivo 2020/2021. 

Máscara de proteção

À partida o seu filho já está minimamente familiarizado com o conceito e a utilização da máscara, mas ainda assim convém explicar-lhe que em Portugal Continental a regra para alunos a partir do 2º ciclo do Ensino Básico, é usar sempre máscara de proteção no acesso e permanência nos estabelecimentos de ensino. Também os professores, funcionários, encarregados de educação, fornecedores, entre outros elementos externos, têm de usar máscara dentro da escola.

Gel desinfetante

Nesta época de pandemia, um frasco de álcool gel para desinfetar as mãos frequentemente deve fazer parte do material que diariamente o seu filho transporta na mochila. Por isso, no regresso às aulas, não se esqueça de o munir de desinfetante e de lhe explicar quando, como e porque deve utilizá-lo durante o dia.

Entrada na escola

Independentemente das medidas adotadas pelo colégio para evitar o contágio da Covid-19, deve instruir o seu filho a lavar as mãos com água e sabão com frequência, higienizar as mãos assim que entra na escola, a verificar se tem a máscara bem colocada e a manter um certo distanciamento das outras pessoas.

Plano de contingência

Deve inteirar-se — e inteirar o seu filho — sobre o plano de contingência do Colégio, sendo que todos os estabelecimentos de ensino estão a seguir um conjunto de medidas da Direção-Geral de Saúde para o regime de aulas presenciais na elaboração dos seus planos de contingência para este ano letivo. Nesse plano estão incluídas as seguintes orientações:

  • Expor informação sobre a Covid-19 e dar a conhecer à comunidade escolar o respetivo plano de contingência logo no regresso às aulas;
  • Possuir uma área de isolamento para casos suspeitos. E se surgir um caso suspeito, agir em conformidade, encaminhando-o para a área de isolamento e contactando de imediato o Sistema Nacional de Saúde, SNS24;
  • Apresentar condições sanitárias adequadas à promoção de boas práticas de higiene;
  • Zelar pela frequente e correta higienização do recinto escolar. As casas de banho, por exemplo, serão limpas, pelo menos, duas vezes da parte da manhã e outras duas vezes da parte da tarde, tal como corrimões, maçanetas, interruptores, etc.
  • Evitar o contacto entre diferentes grupos, mantendo a mesma organização das turmas ao longo do ano, se possível com horários de aulas, intervalos e tempos de refeições organizados de forma a não se misturarem.
  • Cada turma deve ter aulas, sempre que possível, na mesma sala e cada aluno deve ter o seu lugar fixo e de preferência a um metro de distância do colega mais próximo. No que toca a aulas de Educação Física, as indicações da Direção-Geral da Educação são no sentido de se privilegiarem estratégias de ensino que permitam o distanciamento físico, sem descurar os objetivos da disciplina. Portanto, o seu filho deve preparar-se para atividades individuais ou em grupos com poucos alunos (sem a máscara de proteção, mas evitando a partilha de materiais e equipamentos), preferencialmente em espaços exteriores.
  • Dentro e fora da sala de aula, deve-se promover o distanciamento físico através de circuitos e, claro, deve-se evitar a concentração de alunos em espaços comuns, como polivalente, biblioteca, refeitório, pátio, papelaria, etc.

Clique aqui para conhecer o Plano de Contingência do Colégio INED.

Hora de almoço

A hora de almoço também sofrerá algumas alterações, desde logo porque as escolas devem, de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde, organizar diferentes horários para o refeitório de modo a evitar a concentração, no mesmo espaço, de muitos alunos. 
Em todo o caso, o seu filho deve lavar ou desinfetar as mãos antes e depois da refeição e retirar a máscara apenas para comer.

Intervalos

Bem sabemos que vai ser difícil de o convencer a evitar brincadeiras que impliquem contacto físico ou grande proximidade com os colegas durante os intervalos, mas neste regresso às aulas e durante todo o ano assim terá de ser, e por isso é importante que reforce o porquê destas regras tão difíceis de cumprir (como não tocar, não cumprimentar, não beijar, não abraçar, etc). Por esse motivo, os intervalos este ano letivo 2020/2021 devem ter a menor duração possível e os alunos devem permanecer na zona específica do colégio, atribuída ao seu grupo/turma.

Apoio Emocional

Se num ano letivo normal, a escola pode ser foco de stress para alguns estudantes, imagine num ano letivo atípico como este! Por isso, deve preparar-se para reforçar, em casa, as regras que o seu filho tem de cumprir na escola, explicando a sua importância na contenção da pandemia. Tranquilize o seu filho se ele evidenciar medo ou ansiedade e cuide de si para ter neste ano letivo 2020/2021, energia física e mental para cuidar dos seus!

Precisando de ajuda para dar suporte emocional ao seu filho neste regresso às aulas, já sabe que pode contar com o SPO – Serviço de Psicologia e Orientação do Colégio INED.