PSICOLOGIA NO INED

SPO - SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Que área de estudos escolher no 10º ano?! Nós ajudamos!
Problemas de concentração? Nós ajudamos!
Distúrbios comportamentais? Nós ajudamos!
Dislexia, dificuldades na leitura, stress, ansiedade, agressividade, baixa autoestima, necessidades educativas especiais? Sim, o Serviço de Psicologia do INED identifica alunos com necessidades de acompanhamento no seu projeto de vida e desenvolvimento pessoal e ajuda-os a ultrapassar as dificuldades.

O SPO, Serviço de Psicologia do INED, tem por objetivo acompanhar o aluno no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, durante todo o percurso escolar. No nosso colégio privado no Porto, este serviço é disponibilizado gratuitamente a todos os alunos indicados pelo professor titular ou diretor de turma. Assim, a vertente Psicologia no INED funciona numa perspetiva de trabalho de equipa, em articulação com outras estruturas do Colégio, nomeadamente com os órgãos de gestão, orientação educativa e outros serviços de apoio. O objetivo da integração do Serviço de Psicologia e Orientação com as restantes estruturas de orientação educativa é promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos estudantes, contribuindo para um adequado desenvolvimento integral da sua personalidade.

COMPETÊNCIAS

  • Orientação escolar e profissional dos alunos INED.
  • Intervenção a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, avaliação e orientação dos alunos, promovendo a cooperação com professores, pais e Encarregados de Educação, em articulação com os recursos da Comunidade INED.
  • Desenvolvimento de atividades de formação e de articulação no desenvolvimento de projetos relacionados com o nosso colégio privado no Porto.
  • Realização e promoção da intervenção nas áreas da especialidade Psicologia no INED.
  • Apoio aos professores na sua atividade docente e na prossecução de objetivos e estratégias comuns conducentes ao desenvolvimento global dos alunos.
  • Promoção de ações de divulgação das ofertas formativas do Colégio INED na comunidade escolar e educativa.

APOIOS PEDAGÓGICOS

O INED, colégio privado no Porto, disponibiliza um conjunto de apoios pedagógicos que vão ao encontro das necessidades dos alunos que, no seu percurso escolar, manifestem dificuldades de aprendizagem, acompanhamento das aulas ou realização das avaliações (entre outros) e que, em consequência, não alcancem o sucesso escolar esperado.
Para terem acesso a este apoio de Psicologia no INED, os alunos podem ser propostos pelo próprio serviço SPO ou diretores de turma.

psicologia-no-ined

ÁREAS DE INTERVENÇÃO SPO

Os apoios pedagógicos a nível de Psicologia e Orientação são realizados por profissionais especializados, de acordo com as necessidades dos alunos e com a área de intervenção:

psicologia-no-ined

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

No âmbito da orientação escolar e profissional, o SPO apoia os alunos na construção do seu projeto de vida, nomeadamente nas suas escolhas através da promoção do autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades, informando também sobre os diferentes percursos formativos e profissões. Este serviço de orientação escolar e profissional destina-se, maioritariamente, a alunos de 9º ano, prestes a escolher a área pela qual vão enveredar no Ensino Secundário. No entanto, acompanhamos todos os alunos que, independentemente do ano de escolaridade, necessitem de apoio nas suas escolhas vocacionais.

psicologia-no-ined

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL

No SPO fazemos acompanhamento pedagógico individual em casos de problemas de comportamento como hiperatividade, défice de concentração, instabilidade e psicomotricidade, comportamentos disruptivos, de oposição e desafio perante a autoridade, bem como comportamento de indisciplina na sala de aula. Mas na área de acompanhamento pedagógico individual, o nosso colégio privado no Porto também assiste problemas emocionais, como ansiedade, nervosismo, preocupação, baixa autoestima, baixa autoconfiança, sintomatologia depressiva, luto, divórcio dos pais, problemas no namoro, etc.

psicologia-no-ined

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

O gabinete de Psicologia do INED também identifica e acompanha dificuldades na aprendizagem, como problemas de concentração, falta de competências de estudo, de competências de sala de aula e de competências na realização de avaliações, entre outros problemas que possam estar a afetar o rendimento escolar do aluno e/ou o seu desenvolvimento pessoal.

DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM

Identificamos e acompanhamos casos de alunos com dificuldades específicas da aprendizagem como dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia (dificuldades na matemática ou dificuldades na escrita, leitura ou oralidade, por exemplo).

psicologia-no-ined

NECESSIDADES
EDUCATIVAS ESPECIAIS

Fazemos o acompanhamento de alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) permanentes ou temporárias, tais como problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e problemas relacionados com dificuldades de aprendizagem derivadas de fatores orgânicos e/ou ambientais.

O SPO – Serviço de Psicologia e Orientação pode ser contactado diretamente através do endereço de email spo@ined.pt.