O que deseja pesquisar?

Digite no campo abaixo e clique "enter"

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ETWINNING

ETWINNING

O eTwinning é um projeto europeu que promove a criação de redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, desenvolve o espírito de cidadania europeia e o uso de tecnologias. Oferece recursos e desenvolvimento profissional para educadores.

No Colégio INED, temos a convicção de que o eTwinning desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das competências estabelecidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, os projetos eTwinning representam uma oportunidade de excelência para promover a educação inclusiva, conforme definido no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

O ETWINNING no INED

A implementação do eTwinning iniciou com uma ação de formação de docentes para utilização desta plataforma em 2019/2020, ano em que o Colégio INED teve a sua primeira experiência com o projeto “My Favorites VS Your Favorites”. De destacar que este projeto foi reconhecido com a atribuição do Selo de Qualidade Nacional eTwinning, em julho de 2020. 

Nos anos letivos seguintes, o Colégio INED desenvolveu diversos projetos eTwinning com diferentes parceiros de Espanha, Polónia, Croácia, França Turquia, Indonésia, Itália, Áustria e Chéquia. É relevante salientar o projeto “Lessons Solidarity Entrepreneurship” foi ponto de partida para um projeto internacional de maior escala, um projeto Erasmus+ KA2, consolidando, assim, a nossa Estratégia de Internacionalização.

2020/2021

Falar acerca das suas preferências é, sem dúvida, algo que os adolescentes apreciam particularmente. Partindo desta premissa, surgiu o projeto “My Favourites vs. Your Favourites”, envolvendo alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Ao longo do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de fazer apresentações sobre as suas preferências (música, deporto, países, entre outros), desenvolveram competências, nomeadamente as que estão relacionadas com a comunicação na língua inglesa, trabalho em equipa e utilização de ferramentas Web 2.0. Além disso, permitiu-lhes partilhar e debater as suas preferências, contribuindo para uma maior compreensão e respeito mútuo dentro do grupo de participantes com diferentes culturas.

Objetivos:
  • Consolidar soft skills, como a capacidade de argumentação, trabalho em equipa e criatividade;
  • Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa (oral e escrita);
  • Demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando ferramentas TIC acessíveis, criativas e adequadas;
  • Evidenciar capacidades de comunicação intercultural, tolerância e abertura perante outras realidades e manifestar interesse em conhecê-las;
  • Consolidar a estratégia de internacionalização das escolas envolvidas.
Países Envolvivos:

Twinspace [ link ]


O principal objetivo deste projeto foi criar uma empresa orientada para valores sociais como a solidariedade. Os alunos envolvidos nesta rede europeia criaram e geriram uma empresa virtual, trocaram ideias, desenvolveram a língua inglesa e aumentaram as suas competências em ferramentas Web 2.0. Do mesmo modo, aprenderam a utilizar o crowdfunding, a efetuar análises de mercado, a promover a instituição e selecionaram uma associação de solidariedade social para a qual doaram uma percentagem do lucro.

Objetivos:
  • a
  • b
  • c.
Países Envolvivos:
   

Twinspace [ link ]


2021/2022

Este projeto foi fundado com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos alunos acerca de outras culturas e costumes, promovendo a tolerância e ultrapassando barreiras culturais. Visou, igualmente, o desenvolvimento das competências na língua inglesa, a utilização de ferramentas da Web 2.0, o trabalho em equipa e a pesquisa. Com este propósito, formaram-se alunos mais preparados para um mundo cada vez mais globalizado e interligado.

Objetivos:
  • Aprender acerca de outras nações, suas culturas e costumes;
  • Fomentar a tolerância e suprimir as barreiras culturais;
  • Desenvolver competência na comunicação oral e escrita da língua inglesa, bem como na utilização de diversas ferramentas da Web 2.0;
  • Trabalhar em equipa e realizar pesquisas, tendo em conta os diferentes pontos de vista;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Reforçar a internacionalização das escolas parceiras.
Países Envolvivos:
    

Twinspace [ link ]


2022/2023

É do conhecimento geral que todos os adolescentes gostam de desporto e que podem aprender muito com ele. Enquanto praticam desporto, desenvolvem importantes competências transversais e valores que serão úteis ao longo das suas vidas. Trocamos e partilhamos informações sobre o desporto. Todas as evidências recolhidas ao longo do projeto estão ilustradas num ebook ou revista eletrónica, para serem partilhadas como exemplo de boas práticas. No próximo ano letivo, pretendemos transformar este projeto num projeto Erasmus+, que levará os estudantes a França, em 2024, o país onde e o ano em que se realizarão os Jogos Olímpicos.

Objetivos:
  • Desenvolver competências transversais, como o trabalho em equipa, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a criatividade e a comunicação, bem como competências digitais;
  • Aumentar a motivação dos alunos para aprender através da metodologia de Aprendizagem baseada em Projetos sobre um tema (Desporto) pelo qual demonstrem interesse;
  •  Enriquecer os conhecimentos culturais e geográficos dos participantes;
  •  Promover valores como a solidariedade, a empatia, a aceitação e o acolhimento da diferença;
  •  Desenvolver a expressão oral e escrita na língua inglesa;
  •  Promover a interdisciplinaridade;
  •  Reforçar a internacionalização das escolas parceiras.
Países Envolvivos:
   

Twinspace [ link ]