BLOG INED

Vantagens do uniforme escolar: todos diferentes, todos iguais!

20. FEV. 2020

– Mãe, o que é que visto hoje?
Falar das vantagens do uniforme escolar é falar da Beatriz que quando se levanta já não tem de se preocupar com a roupa que vai vestir nem tomar o pequeno-almoço à pressa porque demorou mais tempo do que devia a preparar a toilette. Mas também é falar do João que ganhou responsabilidade com o sentido de pertença intrínseco ao uso de uniforme escolar. E do Luís, agora tão disciplinado. E da Filipa…

Não há como negar as várias vantagens do uniforme escolar. Da igualdade à praticidade, passando pela disciplina, identificação e economia. É verdade que muitos alunos ficam contrariados por não poderem vestir o que bem entendem para ir às aulas. E muitos pais acreditam que uma farda retira a identidade própria aos filhos, mas outros – muitos outros! – são 100% a favor desta forma de fomentar a tradição da escola e conferir alguma igualdade e disciplina dentro do colégio (e até fora dele). Além disso, não negam que uma farda descomplica a rotina matinal. E que bom que é verem as suas crianças a vestirem-se sozinhas, tomarem o pequeno-almoço tranquilamente e sem chegar tarde ao colégio!

Vantagens do uniforme escolar | Um pouco de história…

O uniforme escolar, esse padrão que identifica os alunos de determinado colégio ou escola, teve a sua origem logo nos primórdios da humanidade, quando as tribos se diferenciavam umas das outras através das vestes: peles de bisonte, búfalo ou cordeiro, por exemplo. Contudo, a sua difusão costuma ligar-se a uma época bem mais recente, século XIX, quando o exército se uniformizou e a ideia depressa começou a ser imitada em estabelecimentos de ensino através de vestes próprias. É evidente que hoje não falamos de peles nem de fardas verdes, mas sim de conjuntos bem catitas, compostos por calças ou saia, camisola, camisa ou t-shirt, meia e em alguns casos até sapatos ou ténis diferenciados! 
A necessidade de identificar e diferenciar os alunos é comum em muitos estabelecimentos de ensino. Só em Portugal, estima-se que cerca de uma centena de escolas e colégios privados tenham adotado o uniforme escolar e a tendência – diz-se – é para aumentar. Porquê? Porque o uniforme aumenta o orgulho de pertença a uma comunidade escolar, reforça a identidade, anula as diferenciações criadas com base nas marcas e promove a disciplina. É verdade! Quando foram criados, os uniformes escolares tinham por objetivo representar a tradição da escola através de uma ou duas cores e um logótipo, mas atualmente também promovem a disciplina e a igualdade, entre outros valores. São uma espécie de remédio santo para um comportamento escolar (mais) exemplar: onde a diferenciação se perde em saias de xadrez e calça caqui. Na mesma cor. No mesmo corte. No mesmo estilo. Na mesma marca.

Vantagens do uso de uniforme escolar | Quando a imposição é a melhor opção

Antes de avançarmos com a lista de vantagens do uso de uniforme escolar, importa frisar que apesar da maioria das escolas públicas possuir equipamento próprio (pelo menos t-shirt com o nome da escola) para os alunos vestirem durante as aulas de Educação Física e em campeonatos desportivos interescolares, não é sobre esse tipo de uniforme que aqui vamos falar. O conceito de uniforme escolar é bem mais abrangente: é uma forma de vestir de carácter obrigatório em dias úteis, desde que os alunos entram nos portões da escola ou colégio privado, até que saem. É verdade que dito assim, parece uma imposição, mais do que uma tradição, mas não é! Existem várias vantagens do uso de uniforme escolar e vai agora conhecê-las:

Igualdade 

Possivelmente, a primeira vantagem do uniforme escolar salta à vista: igualdade! Quando todos os alunos do colégio particular se vestem da mesma forma não há discriminação, nem graçolas, nem conflitos, nem meninos com uma roupa fora de moda, nem meninas com roupas mais dispendiosas que as colegas. E o facto de não se poderem evidenciar diferenças através da roupa é benéfico, pois evita complexos de inferioridade e superioridade. No fundo, minimiza a vaidade e o desejo consumista e ainda zela pelo bom senso, evitando que as crianças e os jovens vistam roupa imprópria (ou pelo menos imprópria para a sua idade): roupa interior à vista, decotes pronunciados, calças descaídas, saltos altos, etc.

Identificação

O facto de se vestirem de igual faz com que os alunos que usam uniforme escolar sejam mais facilmente identificados por terceiros e até por professores, quando têm de sair do colégio privado, por exemplo, em visita de estudo.

Pertença

Além da igualdade e identificação, o uso de uniforme escolar garante um sentimento de pertença e para muitos colégios privados, esse é mesmo o principal motivo para o adotarem, simplesmente porque quando os alunos sentem que realmente pertencem a um grupo, a uma “família”, sentem-se mais seguros, confortáveis, amados e orgulhosos. Com todo o potencial para serem bons alunos e, no futuro, bons profissionais!

Praticidade

Há lá coisa mais prática do que vestir a “mesma” roupa todos os dias? Bom, para alguns estudantes esta não é propriamente uma vantagem, mas para outros, usar uniforme escolar é prático, sim, pois não precisam de se preocupar em comprar mais roupa para ir à escola, só para usar no fim de semana. Nem perdem tempo a escolher o que vestir pela manhã. Para os pais, claro está, também é um sossego.

Disciplina

A roupa que cada aluno usa nunca será motivo de distração no colégio privado, porque estão todos vestidos da mesma forma, pelo que o melhor é mesmo prestarem atenção à aula. É claro que os alunos encontrarão outras fontes de distração – não fossem alunos – mas a verdade é que o uniforme escolar está conotado com bom comportamento e cumprimento de regras. Inclusive, há quem diga que o uso de uniforme escolar incita as crianças e jovens a levarem o colégio mais a sério, e ajuda a manter a disciplina, a respeitar as regras. E isso porque os alunos de colégios particulares que usam uniforme, entendem que a escola é uma espécie de local sagrado onde têm de cumprir com certas normas, ao contrário do parque infantil, do centro comercial, do campo de futebol, da praia, da festa em casa de um amigo e até da discoteca!

Economia

Apesar de um uniforme escolar ser relativamente caro, se levarmos em linha de conta que tem qualidade e que cada peça dura muito tempo, por mais vezes que seja lavada, percebemos que o uso de uniforme escolar fica económico, sim. E isso sem falar do que se poupa em roupa comum, aquela que os alunos só vão precisar durante os fins de semana e férias escolares.

Segurança

Regra geral, os uniformes escolares – apesar de poderem parecer desconfortáveis – são fabricados com tecidos flexíveis para maior conforto e segurança, particularmente nas aulas de Educação Física.

Responsabilidade

Por fim, o uso diário do uniforme escolar leva os alunos a separarem convenientemente as horas de estudo das horas de descanso e diversão, e isso é sinal de grande responsabilidade.

Em todo o caso, a última análise cabe-lhe a si. Decida, em conjunto com o seu filho, se há mais prós ou contras no uso de uniforme escolar.

Aqui no Colégio INED os alunos vestem de boa vontade uniforme escolar: saia/calças azul escura, camisa branca e pulôver verde. Mas apesar de pertencerem orgulhosamente a um todo, cada um é uma individualidade que pode, se assim entender, demarcar-se através de bijuterias, adereços, relógios ou mochilas. O importante é respeitar um projeto pedagógico que visa manter a disciplina como formação integral dos estudantes, fomentar o asseio, eliminar a competição e unir num só grupo todos os alunos INED.